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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

DE MARI, Cezar Luiz  e  THIENGO, Lara Carlette. Ensino superior, mídias e conhecimento: novas notícias e velhos discursos. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.02, pp.603-623. ISSN 0102-5473.

A série de reportagens Universidade: a chave do futuro, exibida no mês de maio de 2011, no Jornal da Globo, é o recorte midiático que serve como ponto de partida para as discussões deste estudo. Apresentamos a análise de tal série entendendo que os meios de comunicação atuam como porta-vozes do pensamento conservador brasileiro. O ferramental gramsciano norteia a análise ao situar as disputas ideológicas entre os grupos sociais na sociedade civil, representados pelos aparelhos privados de hegemonia, dentre os quais estão os meios de comunicação. O estudo perpassa pelas discussões sobre o protagonismo da educação, sobretudo no atendimento às demandas do mercado e para o desenvolvimento, na estreita vinculação entre a educação e o setor econômico; a estrutura de tripé para a boa universidade; o binômio público e privado; bem como a avaliação e o ranqueamento das universidades. Tais temáticas em destaque expressam a constituição de um consenso conservador a respeito da reconfiguração do Ensino Superior no Brasil.

Palavras-chave : Ensino Superior; Meios de Comunicação; Gramsci, Antônio.

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