SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número02A educação superior no plano nacional de educação 2011-2020Educação e desenvolvimento: modos de regulação dos sistemas educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

MARIN, Alda Junqueira. Ações políticas educacionais e impactos sobre o trabalho docente. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.02, pp.657-681. ISSN 0102-5473.

O artigo apresenta análises sobre a Lei no 9.394/1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e os seus desdobramentos que pressupõem várias mudanças para as escolas e para o trabalho dos professores. Afirma esse agente como sujeito às ações políticas em educação e aponta a necessidade de compreensão ampla com relações entre diferentes aspectos tanto na pesquisa quanto para a formação e para o exercício da função nas escolas. Para tanto, examina pontos da organização do trabalho e da organização da escola presentes na legislação e seus impactos sobre o trabalho dos professores, articulando com dados de pesquisas atuais.

Palavras-chave : Diretrizes da Política Educacional; Organização do Trabalho Docente; Problemática do Magistério.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )