SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número02Ações políticas educacionais e impactos sobre o trabalho docenteTrabalho docente, PROEJA e currículo integrado: algumas reflexões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

DUARTE, Marisa Ribeiro Teixeira. Educação e desenvolvimento: modos de regulação dos sistemas educacionais. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.02, pp.683-718. ISSN 0102-5473.

Na atualidade, o debate em torno do desenvolvimento brasileiro é adjetivado com o qualificativo de “social” em diversos documentos. Este artigo, mediante a análise de conteúdo de obras clássicas de Sociologia Educacional no País, estuda como se articulou o binômio “educação e desenvolvimento”. A pesquisa, após sintetizar as proposições sociológicas dos períodos anteriores, analisa três aspectos sobre Educação e Desenvolvimento, presentes no documento final da Conferência Nacional de Educação - CONAE, realizada no Brasil em 2010. Participaram da Conferência aproximadamente 5.000 educadores de diferentes regiões do País, sob a coordenação do Ministério da Educação. E seu documento final apresenta proposições para a elaboração da Lei que aprova o Plano Nacional de Educação. O diagnóstico sobre o desenvolvimento do País constante no documento final da CONAE, e as funções atribuídas às instituições educacionais e aos modos de planejamento subjacentes são analisados à luz da sociologia das regulações sociais. O estudo conclui expondo vertentes analíticas esquecidas no documento da Conferência e orientador do Plano Nacional da Educação.

Palavras-chave : Tendências de Política Educacional; Encontros Nacionais de Planejamento; Desenvolvimento Socioeconômico.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )