SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número02Educação e desenvolvimento: modos de regulação dos sistemas educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

VIRIATO, Edaguimar Orquizas; FAVORETO, Aparecida  e  KLEIN, Lígia Regina. Trabalho docente, PROEJA e currículo integrado: algumas reflexões. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.02, pp.719-744. ISSN 0102-5473.

Na infinidade de questões que perpassam o debate do currículo escolar, em sua vastíssima complexidade, elegemos a questão do trato do conhecimento no currículo integrado, presente na política educacional voltada para a Educação Profissional, particularmente ao Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Adotamos como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, que compreendeu o levantamento e a análise de fontes primárias (legislação educacional) e fontes secundárias (teses, dissertações, relatórios de pesquisa, livros e periódicos). Apontamos para a necessidade de se postular um currículo que esteja integrado ao método, o qual, por sua vez, expresse a luta de classes em perspectiva de totalidade, ou seja, que possibilite trabalhar os elementos integradores da vida humana em seu movimento histórico e contraditório.

Palavras-chave : Integração Curricular; Conhecimento; Educação Profissional Integrada.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )