SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03Blogs para la enseñanza de literatura infantil y juvenil en español: espacio central de la LIJ 2.0 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

CUNHA, Maria Zilda da. Naus frágeis e novos paradigmas em literatura e educação. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.03, pp.771-788. ISSN 0102-5473.

O século XX assistiu a quebra de referências que ancoravam o mundo social, a transição paradigmática demandou olhar em revista das questões relacionadas ao homem, sociedade, ciência, arte. Nessa perspectiva traçamos o objetivo deste trabalho: refletir acerca da Literatura Infantil, enquanto fenômeno que se constitui na tensão dialética - Literatura/ Educação. Focamos dois momentos da história da civilização ocidental: o da associação da literatura ao processo educacional, com a inscrição da criança na sociedade, e a contemporaneidade, época em que a literatura infantil revigora o jogo literário, redimensionando processos de formação dos jovens leitores. As articulações aqui presentes constituem sínteses do percurso de docência e pesquisa na USP em Estudos Comparados e Literatura Infantil/Juvenil. Investigação que aprofunda estudos do nosso mestrado e doutorado sobre a formação do pensamento moderno, a dinâmica de construção de conceitos que engendram a práxis educativa e as céleres transformações que motivam releituras. Dentre estas, a do problema da escola em razão de um novo leitor que opera atos de leitura no interfluxo de redes virtuais, com múltiplos códigos, linguagens, e franco acesso à complexidade das questões sociais. As novas gerações vivenciam a mudança paradigmática intensamente, motivo pelo qual a Educação não pode se distanciar dos questionamentos que envolvem as rápidas transformações. Sinalizamos com obra de Ângela Lago (2006) como criativamente a literatura contemporânea para crianças e jovens reflete a complexidade que vivemos, constituindo-se em forte aliada à educação para o acesso ao conhecimento do real e a possibilidade de adoção de uma práxis mais crítica.

Palavras-chave : Paradigma; Educação; Literatura Infantil.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )