SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue03Algunos problemas relacionados con las ilustraciones en las traducciones de una obra clásica de la literatura infantil y juvenil: el caso de Caperucita Roja en EspañaO humor na literatura infantil: um estudo sobre leitura e apropriação de recursos humorísticos por crianças dos anos iniciais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

BELMIRO, Celia Abicalil. Narrativa literária: suporte para a infância, texto para a juventude. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.03, pp.843-868. ISSN 0102-5473.

O livro de literatura infantil contemporâneo tem se constituído sobre o tripé: texto, imagem, formato do suporte para embasar a construção da narrativa. Todavia, esses elementos também podem falsear ou transformar o perfil das obras consideradas canônicas para crianças, explicitando a arbitrariedade desse modelo de livro. Por outro lado, narrativas que exploram o texto verbal e o texto visual pressupondo um leitor-modelo juvenil, e que mantêm um formato de livro infantil, indicam que essa faixa adolescente vem se constituindo como um leitor que utiliza linguagens múltiplas e simultâneas. Este trabalho analisa elementos-chave da narrativa no livro Nenhum peixe aonde ir, da autora franco-canadense Marie-Francine Hébert, com ilustrações de Janice Nadeau. O tema da guerra, sob os olhos da criança e sob uma forte presença da enunciação, permite diferentes camadas de leitura e compreensão. Ao mesmo tempo, usos de imagens, fontes de texto e diagramação, que outrora indicavam um leitor infantil, contemplam atualmente uma variedade de leitores de diferentes públicos e idades. A obra As margens da alegria, de Guimarães Rosa, com ilustrações de Nelson Cruz, tem o objetivo de contrapor algumas especificidades de composição visual e de texto. Categorias das artes plásticas (superfície, imagem) e da teoria da leitura (leitormodelo, pressuposição) ajudam a compreender esse fenômeno que se tornou modelo de letramento: o livro de literatura infantil. Dessa forma, a concepção de juventude e de leitura para o jovem vem sendo reavaliada para que sejam incluídas outras formas de texto e, nelas, a literatura.

Keywords : Literatura Infantil; Leitor; Ilustração.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )