SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03Algunos problemas relacionados con las ilustraciones en las traducciones de una obra clásica de la literatura infantil y juvenil: el caso de Caperucita Roja en EspañaO humor na literatura infantil: um estudo sobre leitura e apropriação de recursos humorísticos por crianças dos anos iniciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

BELMIRO, Celia Abicalil. Narrativa literária: suporte para a infância, texto para a juventude. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.03, pp.843-868. ISSN 0102-5473.

O livro de literatura infantil contemporâneo tem se constituído sobre o tripé: texto, imagem, formato do suporte para embasar a construção da narrativa. Todavia, esses elementos também podem falsear ou transformar o perfil das obras consideradas canônicas para crianças, explicitando a arbitrariedade desse modelo de livro. Por outro lado, narrativas que exploram o texto verbal e o texto visual pressupondo um leitor-modelo juvenil, e que mantêm um formato de livro infantil, indicam que essa faixa adolescente vem se constituindo como um leitor que utiliza linguagens múltiplas e simultâneas. Este trabalho analisa elementos-chave da narrativa no livro Nenhum peixe aonde ir, da autora franco-canadense Marie-Francine Hébert, com ilustrações de Janice Nadeau. O tema da guerra, sob os olhos da criança e sob uma forte presença da enunciação, permite diferentes camadas de leitura e compreensão. Ao mesmo tempo, usos de imagens, fontes de texto e diagramação, que outrora indicavam um leitor infantil, contemplam atualmente uma variedade de leitores de diferentes públicos e idades. A obra As margens da alegria, de Guimarães Rosa, com ilustrações de Nelson Cruz, tem o objetivo de contrapor algumas especificidades de composição visual e de texto. Categorias das artes plásticas (superfície, imagem) e da teoria da leitura (leitormodelo, pressuposição) ajudam a compreender esse fenômeno que se tornou modelo de letramento: o livro de literatura infantil. Dessa forma, a concepção de juventude e de leitura para o jovem vem sendo reavaliada para que sejam incluídas outras formas de texto e, nelas, a literatura.

Palavras-chave : Literatura Infantil; Leitor; Ilustração.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )