SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03Narrativa literária: suporte para a infância, texto para a juventudeA Mala de Hana e a Boneca Viajante: história, narração e literatura infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

BONIN, Iara Tatiana  e  SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. O humor na literatura infantil: um estudo sobre leitura e apropriação de recursos humorísticos por crianças dos anos iniciais. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.03, pp.869-890. ISSN 0102-5473.

O artigo baseia-se na articulação entre o campo da literatura infantil e os estudos sobre humor. Investiga as formas como alunos dos anos iniciais apropriam-se de alguns recursos humorísticos em sua própria produção textual e imagética, após a realização de atividade com uma obra de literatura infantil, neste caso a obra Os chifres de Filomena, de David Small, que incorpora elementos de humor. No estudo, aborda-se a questão do humor na literatura infantil, caracteriza-se a obra escolhida, descreve-se o trabalho realizado e interpreta-se a produção dos alunos, identificando nela a recriação de algumas estratégias de humor. Especula-se que tanto o caráter desafiador das atividades propostas quanto as características da obra, com seu final aberto, podem ter proporcionado a grande variedade de cenários, tramas e desfechos constatada nas produções das crianças.

Palavras-chave : Diferença; Literatura Infantil; Humorismo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )