SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03O humor na literatura infantil: um estudo sobre leitura e apropriação de recursos humorísticos por crianças dos anos iniciaisNovos mundos para o mundo: perspetivas multiculturais na literatura infantil e juvenil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

CABRAL, Gladir da Silva  e  OLIVEIRA, Eloisa da Rosa. A Mala de Hana e a Boneca Viajante: história, narração e literatura infantil. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.03, pp.891-907. ISSN 0102-5473.

Este artigo propõe a leitura das obras Kafka e a boneca viajante, de Jordi Sierra i Fabra (2008), e A mala de Hana: uma história real, de Karen Levine (2007), a partir de dois textos fundamentais do pensamento de Walter Benjamin (1994a, 1994b): O narrador e Sobre o conceito de História. Examinamos as obras avaliando a importante unção do narrador dentro delas, a concepção de história inserida em cada enredo, as questões referentes à identidade cultural e, por fim, a representação da infância. Esta pesquisa nos levou a perceber que o exercício da narrativa ainda pode ser encontrado nos tempos atuais, seja como forma de resistência às pressões e violências sociais, seja como recurso de reconstrução da memória e da subjetividade. Ao mesmo tempo, ficou evidente o modo como essas narrativas atuam como instrumentos de representação e construção da identidade cultural. Elas testificam que é pela linguagem, no diálogo, em sociedade, que o eu se constrói. Os dois livros também parecem confirmar a noção de que a infância produz cultura e, portanto, têm uma importante contribuição a dar à sociedade e à história.

Palavras-chave : Literatura Infantil; História; Narração.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )