SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03A Mala de Hana e a Boneca Viajante: história, narração e literatura infantilPoesia na infância e formação de leitores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

BALCA, Ângela. Novos mundos para o mundo: perspetivas multiculturais na literatura infantil e juvenil. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.03, pp.909-924. ISSN 0102-5473.

Sendo Portugal um país com uma longa história de relação com outras gentes e outras culturas, pretendemos dar conta de textos que nos mostrem, não só a forma como Portugal se relaciona com estes povos, mas também o modo como o Outro olha para nós. Como é que outros povos nos perspetivam? Que imagem têm de nós e transmitem às gerações mais novas? Como interpretam os mesmos eventos e os mesmos factos? De que ponto de vista se colocam? Para tentarmos responder a estas questões, iremos socorrer-nos de textos de potencial receção infantil e juvenil, vindos a lume no Brasil, mas que se centram num episódio histórico comum aos dois países - a chegada e a estadia da família real portuguesa ao Brasil. Dar a conhecer estes textos é o primeiro objetivo deste ensaio; compreender como o Outro olha para nós e nos perspetiva, levando-nos a questionar o nosso etnocentrismo configura-se como um outro objetivo. Na escrita deste ensaio, seguimos uma metodologia comparativa, comparando os dois textos, bem como efetuámos uma análise sobre os paratextos, a intriga e as personagens das obras. Como resultados mais relevantes, ressaltamos a necessidade de os mediadores de leitura contribuírem para a redescoberta não só deste período histórico mas também da figura do monarca D. João VI.

Palavras-chave : Literatura Infanto-Juvenil; Leitura; Contexto Cultural.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )