SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue03Novos mundos para o mundo: perspetivas multiculturais na literatura infantil e juvenilLiteratura infantil y educación primaria: análisis del valor formativo de los libros más leídos en Espana author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

AZEVEDO, Fernando José Fraga de  and  MELO, Isabel Souto e. Poesia na infância e formação de leitores. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.03, pp.925-946. ISSN 0102-5473.

Este artigo apresenta um conjunto de estratégias para ler e apreciar a poesia em contexto escolar, particularmente nos primeiros anos da escolaridade. A poesia é concebida como um tipo de texto onde a elevada concentração sígnica e a multivalência semântica, expandidas pela plurissignificação da conjugação dos elementos do conteúdo com os da expressão, possibilita, ao leitor, o contato emocional e afetivo com o estado de coisas do mundo empírico e histórico-factual, sugerindo percursos hermenêuticos plurais para o seu acesso, conhecimento e reflexão. Assume-se, ao longo do texto, que a fruição do texto poético é relevante na criação de hábitos leitores, aspeto crucial para a formação de leitores capazes de ler voluntariamente em quantidade e em qualidade.

Keywords : Literatura Infantil; Leitura; Didática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )