SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03Novos mundos para o mundo: perspetivas multiculturais na literatura infantil e juvenilLiteratura infantil y educación primaria: análisis del valor formativo de los libros más leídos en Espana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

AZEVEDO, Fernando José Fraga de  e  MELO, Isabel Souto e. Poesia na infância e formação de leitores. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.03, pp.925-946. ISSN 0102-5473.

Este artigo apresenta um conjunto de estratégias para ler e apreciar a poesia em contexto escolar, particularmente nos primeiros anos da escolaridade. A poesia é concebida como um tipo de texto onde a elevada concentração sígnica e a multivalência semântica, expandidas pela plurissignificação da conjugação dos elementos do conteúdo com os da expressão, possibilita, ao leitor, o contato emocional e afetivo com o estado de coisas do mundo empírico e histórico-factual, sugerindo percursos hermenêuticos plurais para o seu acesso, conhecimento e reflexão. Assume-se, ao longo do texto, que a fruição do texto poético é relevante na criação de hábitos leitores, aspeto crucial para a formação de leitores capazes de ler voluntariamente em quantidade e em qualidade.

Palavras-chave : Literatura Infantil; Leitura; Didática.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )