SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03Literatura infantil y educación primaria: análisis del valor formativo de los libros más leídos en EspanaQuando o Reuni aderiu a universidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

DEBUS, Eliane. As vozes das margens na literatura de recepção infantil e juvenil: reflexões sobre a produção de Georgina Martins. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.03, pp.969-984. ISSN 0102-5473.

A literatura de recepção infantil e juvenil não tem por tradição levantar em sua construção temas polêmicos como desigualdade social, homossexualidade e preconceito racial. Problematizar esses temas, por certo, exige um “lidar” com uma linguagem que leve em conta esses interlocutores. Este artigo apresenta a leitura de três livros de Georgina Martins: O menino que não se chamava João e a menina que não se chamava Maria (1999), No olho da rua: historinhas quase tristes (2004) e Uma maré de desejos (2005), trazendo à tona reflexões sobre um fazer literário que apresenta, de forma sensível, ao leitor as “vozes das margens” (HALL, 2006), sem maquiar as agruras e mazelas das desigualdades sociais em que vivem as personagens crianças dessas narrativas. A aproximação com narrativas que fujam do repertório cristalizado para o público infantil contribuem para a formação de leitores mais comprometidos e sensíveis com o Outro.

Palabras clave : Literatura Infanto-Juvenil; Desigualdades Sociais; Leitor.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )