SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03As vozes das margens na literatura de recepção infantil e juvenil: reflexões sobre a produção de Georgina MartinsTerceiro setor, teoria das organizações e qualidade na educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

GREGORIO, José Renato Bez de; RODRIGUES, Viviane de Souza  e  MANCEBO, Deise. Quando o Reuni aderiu a universidade. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.03, pp.987-1009. ISSN 0102-5473.

O presente artigo busca analisar como as recentes reconfigurações das universidades federais (IFES) no País têm sido processadas de forma compartilhada entre o governo federal, através do Ministério da Educação (MEC), reitores e setores importantes destas instituições. Apresenta conclusões a partir da análise das mudanças político pedagógicas engendradas, no início da primeira década deste novo século, pelas universidades no contexto de sua inserção na contrarreforma da Educação Superior. Através da análise de documentos institucionais das universidades pesquisadas, particularmente da Universidade Federal Fluminense (UFF), o texto aponta as diretrizes que orientam tais alterações e conclui que o recente Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) cumpriu, em grande medida, o papel de ampliar e legitimar um processo de reforma das IFES, já em curso antes de sua implementação.

Palavras-chave : Política da Educação; Educação Superior; Reforma Universitária.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )