SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03Quando o Reuni aderiu a universidadeO espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

COSTA, Marilda de Oliveira. Terceiro setor, teoria das organizações e qualidade na educação. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.03, pp.1011-1044. ISSN 0102-5473.

Este artigo é parte de estudos realizados no doutorado em Educação e tem por objetivo discutir a qualidade da educação apresentada nos materiais instrucionais de uma entidade do Terceiro Setor que tem influenciado políticas educacionais de diferentes esferas de governo desde finais da década de 1990 no Brasil. É de abordagem qualitativa e constou de análise de documentos expedidos pela referida entidade e pelo poder público de um município brasileiro. A ideia de qualidade veiculada nesses materiais é tomada de empréstimo das teorias das organizações empresariais, como a Gerência da Qualidade Total. Atualmente, tem se evidenciado que a polissemia de ideias envolvidas no termo qualidade da educação possibilita diversas interpretações e facilita os discursos ou slogans sobre a temática. Apesar da relevância desses discursos, os materiais analisados mostram que a defesa da qualidade tem se dado no plano discursivo ou em slogans, como um recurso de poder, sem uma definição clara e objetiva da qualidade que se defende para a educação brasileira.

Palavras-chave : Terceiro Setor; Administração da Educação; Qualidade Total.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )