SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03Terceiro setor, teoria das organizações e qualidade na educaçãoPropostas de tempo integral: a que se destina a ampliação do tempo escolar? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

SAGRILLO, Daniele Rorato; PEREIRA, Sueli Menezes  e  ZIENTARSKI, Clarice. O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade?. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.03, pp.1045-1072. ISSN 0102-5473.

Este trabalho objetiva desenvolver uma reflexão acerca da formação continuada de professores em serviço, tendo como campo de análise uma Escola Municipal de Santa Maria/ RS. Trata-se de um estudo de caso, realizado através de pesquisa documental, e de entrevistas com professores e equipe diretiva. As considerações indicam que o momento de formação continuada de professores da escola investigada fica secundarizado diante de questões de caráter burocrático, o que limita a autonomia da escola e o seu avanço com vistas à valorização das necessidades emanadas do coletivo. Considera-se que as contradições evidenciadas na formação continuada, como choque de diferentes elementos com interesses antagônicos, podem representar, ao mesmo tempo, aspectos limitadores que subordinam a Educação ao Sistema Capitalista de Produção, mas também impulsionadores de transformações, através da formação, do diálogo, da autonomia, da participação e da leitura crítica.

Palavras-chave : Formação Continuada de Professores; Participação dos Professores; Autonomia da Escola.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )