SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade?O impacto das concepções de desenvolvimento infantil nas práticas pedagógicas em salas de aula para crianças menores de três anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

MIRANDA, Marília Gouvea de  e  SANTOS, Soraya Vieira. Propostas de tempo integral: a que se destina a ampliação do tempo escolar?. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.03, pp.1073-1098. ISSN 0102-5473.

O artigo tem por finalidade apreender e discutir os fundamentos das propostas de ampliação de tempo escolar em curso nas redes de ensino público brasileiro. É um desdobramento de um trabalho anterior (SANTOS, 2009), em que foram levantados, entre outros dados, os argumentos mais frequentemente utilizados para justificar as propostas de escola integral em curso no País. Tendo por referência essas justificativas, o artigo discute duas tendências na argumentação em defesa da implantação das redes de escola integral no País: primeiro, a escola integral assume o discurso de prevenção de risco social, incorporando a função de assistência social às responsabilidades da instituição escolar; segundo, a ampliação do tempo escolar passa a envolver ações de atores voluntários e a incorporar novos ambientes dentro e fora da escola. Por fim, são discutidas possíveis implicações para a política de ampliação de tempo escolar em curso no Brasil, com destaque para os riscos de descaracterização do papel social da escola e a diminuição da responsabilidade do Estado diante da Educação Básica.

Palavras-chave : Tempo Escolar; Escola Pública; Reforma da Educação.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )