SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03Propostas de tempo integral: a que se destina a ampliação do tempo escolar?Elementos para a prática da avaliação em língua portuguesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

HAI, Alessandra Arce  e  SILVA, Janaina Cassiano. O impacto das concepções de desenvolvimento infantil nas práticas pedagógicas em salas de aula para crianças menores de três anos. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.03, pp.1099-1123. ISSN 0102-5473.

Este artigo analisa o impacto que a concepção de desenvolvimento infantil traz para a prática pedagógica com crianças de zero a três anos à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Para tanto, traremos os resultados de uma pesquisa que investigou se as ações educativas promovem o cuidar e o educar, associação imprescindível para a promoção do desenvolvimento psicológico das crianças menores de três anos. Para facilitar, subdividimos o trabalho em três partes, uma dedicada à apresentação da metodologia e caracterização das instituições, outra para análise das práticas pedagógicas, e uma destinada à reflexão acerca da concepção de desenvolvimento que perpassa essas práticas à luz da Psicologia Histórico-Cultural. As práticas educativas desenvolvidas nas instituições pesquisadas apenas aguardam o desenvolver considerado natural às crianças, afastando-se de uma Educação Infantil que favoreça o desenvolvimento integral da criança em suas máximas potencialidades por meio do ensino como uma forma intencional de promovê-lo.

Palavras-chave : Práticas Educativas; Desenvolvimento da Criança; Psicologia Sociohistórica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )