SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03O impacto das concepções de desenvolvimento infantil nas práticas pedagógicas em salas de aula para crianças menores de três anosHistória da cidade nas narrativas de jovens escolarizados: a relação entre consciência histórica e identidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

SUASSUNA, Lívia. Elementos para a prática da avaliação em língua portuguesa. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.03, pp.1125-1151. ISSN 0102-5473.

Neste artigo, partindo da concepção teórica da linguagem como discurso, e da proposta metodológica que articula a leitura, a produção textual e a análise linguística como práticas estruturantes do ensino de Língua Portuguesa, apresentamos alguns elementos para subsidiar o processo de avaliação da aprendizagem nessa área de conhecimento. Inicialmente, fazemos uma retrospectiva das práticas avaliativas historicamente constituídas no campo; em seguida, caracterizamos o processo de produção do discurso, ressaltando seus elementos constitutivos e mostrando algumas de suas implicações para o tratamento da linguagem em sala de aula; finalizamos o texto mostrando princípios norteadores da avaliação da leitura, da produção de texto e da reflexão metalinguística no nível da Educação Básica.

Palabras clave : Avaliação da Aprendizagem; Língua Portuguesa - Avaliação; Ensino de Língua Portuguesa.

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )