SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03Elementos para a prática da avaliação em língua portuguesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

GERMINARI, Geyso Dongley. História da cidade nas narrativas de jovens escolarizados: a relação entre consciência histórica e identidade. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.03, pp.1153-1181. ISSN 0102-5473.

O artigo aborda a relação entre a consciência histórica de jovens escolarizados que vivem em Curitiba-PR e a História da Cidade, tendo como fonte de análise narrativas históricas produzidas pelos jovens estudantes. A pesquisa segue a perspectiva da Educação Histórica, cujo foco direciona-se ao conhecimento sistemático das ideias históricas de alunos e professores, mobilizadas em situações de aprendizagem. O fundamento principal dessa investigação é a teoria da história de Jörn Rüsen, particularmente o conceito de consciência histórica, que, segundo o teórico, articula o passado como experiência e o presente e o futuro como campos de ação orientados pelo passado, e cujas funções essenciais são a orientação temporal e o estabelecimento de identidades individuais e coletivas. As inferências nas narrativas históricas indicaram uma forte influência de determinada ideia de identidade curitibana, identificada com a imagem da “cidade-modelo” de urbanização, na formação da consciência histórica de jovens escolarizados que vivem na cidade.

Palavras-chave : Jovem; Identidade; Ensino de História.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )