SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número01Estado, emancipación y educación: una aproximación desde el pensamiento marxista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

PONTE, Fernando. O Estado e a educação na perspectiva da classe trabalhadora. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.01, pp.29-44. ISSN 0102-5473.

Neste artigo, destacam-se alguns autores que questionam a categoria trabalho como centralidade e outros que criticam tal posição, nesta direção, procura-se situar outra abrangência para o debate. Trata-se de sugerir que, sem considerar o caráter histórico- cultural, o trabalho, como princípio positivo, torna-se uma idealização inclusive como princípio educativo reivindica a perspectiva da classe trabalhadora. Ou seja, se não se considera seu conceito como criação de valor, a emancipação formativa reduz-se ao plano da consciência, perde sua ontologia. Nesse âmbito, a centralidade política do capital é a substância do que parece ser a retomada da centralidade do trabalho. O seu real antagonismo é colocar o Estado e a educação sob outra centralidade, a teoria revolucionária como princípio educativo orientador.

Palavras-chave : Trabalho; Educação; Crise.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )