SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número01O Estado e a educação na perspectiva da classe trabalhadoraEducação e consciência de classe: desafios estratégicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

RAJLAND, Beatriz. Estado, emancipación y educación: una aproximación desde el pensamiento marxista. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.01, pp.45-66. ISSN 0102-5473.

O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre o estado, a educação e a emancipação. Importante destacar que uma visão tradicional considera o Estado como um sujeito autônomo e atribui um poder próprio às instituições e aos aparelhos, e esta afirmação é uma construção ideológica do Estado. Também, mostramos que o Estado é um produto da sociedade, e, por um lado, como Estado de classe assegura a reprodução do modo de produção de uma sociedade, e, por outro lado, é também um lugar da luta de classes, um lugar de disputa. Diante esta realidade, se necessita da ação política já que se torna fundamental construir uma contra hegemonia e a educação é um dos instrumentos importantes para este fi m. Os cursos de formação a partir de uma perspectiva marxista, tem que centrar a análise do capitalismo da época já que é fundamental compreender a sociedade atual para produzir uma ruptura revolucionária. Nessa direção, explica-se que é de vital importância ter clareza sobre o horizonte da ruptura revolucionária e a possibilidade de construção de uma nova sociedade. Por isso, a discussão sobre a educação e o conhecimento são imprescindíveis para debater a emancipação a partir do pensamento marxista.

Palavras-chave : Estado; Emancipação; Educação; Ação Política.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )