SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número01Educação e consciência de classe: desafios estratégicosAs teses de abril de 2011 sobre educação, consciência de classe e estratégia revolucionária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

FOSTER, John Bellamy. Educação e a crise estrutural do capital: o caso dos Estados Unidos. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.01, pp.85-136. ISSN 0102-5473.

O presente artigo argumenta que a decadência do ensino público é, nos Estados Unidos, principalmente, um produto de contradições impostas externamente que são inerentes à educação na sociedade capitalista, agravadas em nossos tempos pelas condições de estagnação econômicas, em especial nas economias desenvolvidas, e pelos efeitos do próprio movimento de reforma conservador. Para tal fim, apresenta os pressupostos da política educacional e os desdobramentos e consequências para a educação pública - a partir de uma perspectiva histórica - no contexto da crise estrutural do capital nos Estados Unidos. Explicita-se a crise estrutural associada a uma nova fase do capitalismo: o capital monopolista- financeiro, caracterizada por: (1) estagnação econômica nas economias capitalistas desenvolvidas; (2) uma mudança dramática em direção à financeirização, as bolhas especulativas como meio de expansão econômica; e (3) a rápida concentração (e monopolização) de capital em uma escala global, mostrando, como uma consequência do lento crescimento endêmico para as economias desenvolvidas, que as grandes corporações que dominam a economia mundial atual são obrigadas a procurar novos mercados para investimento, fora de suas áreas tradicionais de atuação, levando à aquisição e privatização de elementos-chave da administração do Estado. A contrapartida política do capital monopolista- financeiro é, portanto, a reestruturação neoliberal, em que o Estado é cada vez mais ocupado por interesses privados. Apresentando diversos autores da área da economia e com base em Marx - o texto vai informando a relação de degradação e desvalorização da educação pública. Finaliza suas análises indicando a necessidade de uma longa revolução, para criar, entre outras coisas, uma nova educação ligada à comunidade, e desenvolvida a partir das necessidades reais das pessoas.

Palavras-chave : Crise Estrutural; Capital; Educação Escolar Pública; Estados Unidos da América.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )