SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número01Educação e a crise estrutural do capital: o caso dos Estados UnidosPropuestas sobre el arte y la educación índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. As teses de abril de 2011 sobre educação, consciência de classe e estratégia revolucionária. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.01, pp.137-166. ISSN 0102-5473.

O artigo apresenta os principais problemas educacionais do Brasil e suas possíveis soluções, na forma de cinco teses. Essas teses foram identificadas após análise da bibliografia pertinente. As teses foram expostas para expressar o conteúdo atual da luta de classes. A conclusão que chegamos é que a função social da escola está em disputa, bem como os rumos da organização dos trabalhadores em educação, sua formação, remuneração, assistência, saúde, previdência. Está em disputa a compreensão do trabalho socialmente útil como princípio educativo e o financiamento da educação. Por fi m, são apresentadas as táticas no campo da revolução permanente, ou seja, as táticas para a luta de curto, médio e longo prazo da classe trabalhadora para superar estrategicamente o capitalismo.

Palavras-chave : Educação; Consciência de Classe; Revolução.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )