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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

MASSON, Gisele. Neopragmatismo Rortyano e educação. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.01, pp.235-260. ISSN 0102-5473.

Este artigo aborda a concepção de educação do filósofo norte-americano Richard Rorty. Trata-se de resultado de estudo teórico assentado nos fundamentos da teoria marxista, cujo objetivo foi explicitar o neopragmatismo rortyano e seus desdobramentos na concepção de educação defendida pelo autor. Inicialmente, o texto apresenta questões centrais do pragmatismo clássico e do neopragmatismo. Posteriormente, analisa as implicações da concepção neopragmática de educação desenvolvida por Rorty. Destaca-se que a concepção rortyana de educação como edificação se subdivide em socialização e individualização, e tem por objetivo garantir que seja transmitido apenas o que é seguro para a manutenção e o aprimoramento da sociedade, inviabilizando a possibilidade de construção de um projeto educativo que contribua para o processo de desenvolvimento de estratégias para a superação da sociedade capitalista. Rorty propõe substituir o modelo representacional do conhecimento por um comunicacional em que o entendimento intersubjetivo se coloca no lugar da objetividade.

Palavras-chave : Pragmatismo; Neopragmatismo; Educação.

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