SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número01O debate sobre as desigualdades e diferenças sociais na educação no Brasil: significados e contradiçõesCidadania e justiça na gestão escolar nas escolas pública e privada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

PICCOLO, Gustavo Martins  e  MENDES, Enicéia Gonçalves. Sobre formas e conteúdos: a deficiência como produção histórica. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.01, pp.283-315. ISSN 0102-5473.

O presente artigo, estruturado metodologicamente mediante processo de revisão literária, objetiva abrir um campo de diálogos e possibilidades no que tange ao entendimento da deficiência pelo prisma da produção social. Principia demarcando a necessidade de pensarmos os fenômenos sociais para além das aparências que lhe apetecem, tendo como segundo ato a contextualização da soberania do saber médico sobre outros conhecimentos como processo ligado umbilicalmente ao fortalecimento do sistema capitalista como tropos societal dominante. Finaliza apresentando o grupo nominado Disability Studies, que interpreta a deficiência como categoria marcada por intensos mecanismos de opressão e segregação histórica, portanto, nada naturais ou eternas, cuja transformação se processa em inequívoca reciprocidade a mutação da própria estrutura social que a circunscreve.

Palavras-chave : Educação Especial; Deficiência; Sociologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )