Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Perspectiva
versão impressa ISSN 0102-5473
Resumo
BOTLER, Alice Miriam Happ. Cidadania e justiça na gestão escolar nas escolas pública e privada. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.01, pp.317-336. ISSN 0102-5473.
A pesquisa tem como objetivo investigar a vivência da democracia e da cidadania na gestão escolar, bem como problematizou as relações referentes à justiça. O estudo qualitativo comparativo analisou duas escolas de Recife (pública e privada) reconhecidas como democráticas. Buscou-se informações a respeito das concepções de organização democrática e de justiça, a coleta dados foi feita através de entrevistas, questionários e observações em que analisou-se como as regras são construídas coletivamente e como se configuram as concepções de participação, autonomia e cidadania. Dentre os resultados obtidos, destacaram-se diferenças relativas ao respeito de alunos, pais e professores às regras escolares, o que relacionamos ao nível de conscientização decorrente da participação em sua elaboração, bem como aos valores partilhados em cada ambiente. As concepções de justiça denotam referências à sua dimensão legal. Dentre as conclusões, a organização escolar mobiliza diferentes princípios de justiça nas escolas; estes, no entanto, contrariaram as suposições cogitadas, a exemplo da suposta valorização de uma perspectiva mercantilista da justiça na escola privada ou de uma perspectiva da justiça universalista na escola pública.
Palavras-chave : Justiça; Cidadania; Gestão Democrática da Escola.