SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número02Educação e qualificação de jovens e adultos pouco escolarizados: promessa integradora num tempo histórico de produção destrutivaO Programa Novas Oportunidades numa agenda globalmente estruturada para a educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

RUMMERT, Sonia Maria. Educar e qualificar: caminhos e descaminhos da educação de jovens e adultos trabalhadores. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.02, pp.405-423. ISSN 0102-5473.

Este artigo apresenta reflexões acerca de questões relativas à qualificação, abordadas em duas perspectivas básicas. Trata-se das concepções de qualificação subordinadas à divisão social do trabalho e da decorrente adequação da força de trabalho às necessidades históricas dos diferentes estágios de expansão e consolidação do capital. Posteriormente, será abordada essa temática à luz do materialismo histórico dialético. Para tanto, será apresentada, inicialmente, uma breve retrospectiva histórica da temática da qualificação, coadunada com as necessidades impostas à classe trabalhadora pelo modo de produção capitalista. A seguir, discorre-se sobre as contribuições marxianas à reflexão sobre a mesma temática. Em continuidade, apresenta-se reflexões preliminares acerca da importância da experiência para a educação de jovens e adultos trabalhadores, na perspectiva da educação comprometida com a emancipação humana.

Palavras-chave : Educação; Classe Trabalhadora; Qualificação.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )