SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número02Educar e qualificar: caminhos e descaminhos da educação de jovens e adultos trabalhadoresFormação de adultos pouco escolarizados: paradoxos da perspectiva da aprendizagem ao longo da vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

MARQUES, Marcelo  e  ALVES, Natália. O Programa Novas Oportunidades numa agenda globalmente estruturada para a educação. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.02, pp.425-448. ISSN 0102-5473.

Este artigo apresenta uma análise crítica da criação e implementação da mais emblemática medida política para o campo de jovens e adultos pouco escolarizados em Portugal: o Programa Novas Oportunidades. Recorrendo à proposta de Roger Dale sobre a agenda globalmente estruturada para a educação, discutiu-se a fabricação desta medida a partir de um cenário de regulação transnacional. Através da análise documental de um conjunto de documentos europeus e nacionais entre o período de 2000 e 2010 para o campo da educação de jovens e adultos, verificou-se que o Programa Novas Oportunidades é consequência de um fortalecimento do processo de regulação das políticas educativas, levado a cabo pela União Europeia. Este fortalecimento resultou na construção de um programa político para o campo da educação de jovens e adultos em Portugal que comunga não só das mesmas ideologias instrumentais para a educação da União Europeia, como de uma gestão tecnocrática das políticas educativas, assente na procura de resultados.

Palavras-chave : Meio Político; Política Mundial da Educação; Educação de Jovens e Adultos.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )