SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número02Formação de educadores de jovens e adultos do campo: quase tudo por fazerAprender e ensinar a autogestão: espaços/tempos do trabalho de produzir a vida associativamente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

VENDRAMINI, Célia Regina. Os desafios do MST e da educação na atualidade brasileira. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.02, pp.505-525. ISSN 0102-5473.

O artigo propõe uma reflexão sobre a atualidade das lutas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra na realidade brasileira, num contexto de crescente urbanização. A partir de pesquisas realizadas nos últimos anos sobre a experiência educacional do MST, apresenta-se o contexto histórico de emergência do Movimento, com base na articulação entre os aspectos econômicos, políticos e educacionais; a reação organizada dos trabalhadores sem-terra, seus objetivos e formas de luta e, especificamente, a importância atribuída à educação; por fim, os desafios atuais do MST e dos seus propósitos educacionais. O movimento analisado neste artigo, nos leva a refletir sobre alguns desafios teóricos e práticos na atualidade, referentes ao campo e sua articulação com a cidade, à ruptura com a histórica concentração da propriedade da terra e da riqueza no Brasil, às lutas organizadas dos trabalhadores e suas experiências de cooperação, autogestão e educação/escolarização de sua base. A educação é compreendida no seu contexto histórico, social, econômico e político, sendo fruto das relações sociais.

Palavras-chave : Movimento dos Sem-Terra; Movimentos Sociais e Educação; Trabalho e Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )