SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número02Novos (des)caminhos da educação de adultos?Currículo Interdisciplinar: contradições, limites e possibilidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; PEREIRA, Milene Rejane  y  RODRIGUES, Érica Renata Clemente. Violência na escola: considerações a partir da formação docente. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.02, pp.573-590. ISSN 0102-5473.

Neste trabalho, apresenta- se alguns resultados de pesquisa realizada com graduandos do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) sobre o fenômeno da violência na escola. Tomou-se como referencial teórico para definição e problematização do conceito de violência os estudos de Andrade, Aquino, Abramovay e Rua, Araújo, Charlot, Bauman e Freire. Discutese, assim, os vários conceitos de violência na escola. Para apreender as concepções discentes sobre o assunto, foram entrevistados vinte e oito graduandos do curso de Pedagogia buscando relacionar a compreensão deles sobre o fenômeno com os estudos sobre o tema. Pensou-se, com eles, que o docente deve partilhar saberes para gerir conflitos de violência na escola, através do diálogo, da ética profissional, da relação social de ensino-aprendizagem

Palabras clave : Violência na Escola; Formação de Professores; Indisciplina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )