SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número02Currículo Interdisciplinar: contradições, limites e possibilidadesFormação inicial e a manifestação dos acadêmicos sobre a relação teoria prática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

OLIVEIRA, Thiago Ranniery Moreira de  e  PARAISO, Marlucy Alves. Currículo, cultura e crueldade: para compor uma ética com Antonin Artaud e o teatro. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.02, pp.615-644. ISSN 0102-5473.

Este artigo busca nas linhas de força de Antonin Artaud, do Teatro da Crueldade e da Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze elementos para compor uma ética da crueldade curricular. Desenvolve-se, assim, o argumento de que a crueldade das formas de vida e a crueldade das forças de uma vida permitem alimentar exigência de uma ética da crueldade curricular. Expõe-se, desse modo, a dimensão ética e cultural da crueldade a partir do duplo formas/forças posto em jogo no Teatro da Crueldade. Extrai-se, portanto, uma ética da crueldade curricular que funciona a partir de dois movimentos: dar conta dos autoengendramentos das formas de vida em um currículo e pensar os movimentos fecundos que possibilitam a permanente invenção de formas de viver.

Palavras-chave : Teorias de Currículo; Conteúdos Culturais do Currículo; Filosofia da Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )