SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número02Currículo, cultura e crueldade: para compor uma ética com Antonin Artaud e o teatro“Aprender para quê?” Uma análise da aprendizagem na educação escolar atual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

TOZETTO, Susana Soares  y  GOMES, Thais de Sá. Formação inicial e a manifestação dos acadêmicos sobre a relação teoria prática. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.02, pp.645-666. ISSN 0102-5473.

A teoria é entendida na percepção de Otaviano Pereira como a interiorização da prática, contemplação da ação prática. Pautado no conceito do referido autor, buscou-se investigar qual o conceito de teoria na percepção das acadêmicas do curso de Pedagogia, a fim de identificar nos depoimentos das mesmas, indícios que retratem qual a relação teoria/prática entendida. Assim, procura-se identificar nos depoimentos das acadêmicas qual é o entendimento de teoria que elas apresentam e se o mesmo indica a compreensão da unidade da relação teoria e prática, aspecto que possibilitará a práxis. O que se identificou com a investigação foi que em determinado momento do curso as acadêmicas compreendem a teoria separada da prática. Como resultado da investigação percebeu-se que somente um pequeno grupo de acadêmicas demonstraram compreensão do referido conceito, pois retratam em seus discursos o movimento dialético na fundamentação teórico/prática.

Palabras clave : Formação de Professores; Teoria; Prática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )