Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Perspectiva
versão impressa ISSN 0102-5473
Resumo
TOZETTO, Susana Soares e GOMES, Thais de Sá. Formação inicial e a manifestação dos acadêmicos sobre a relação teoria prática. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.02, pp.645-666. ISSN 0102-5473.
A teoria é entendida na percepção de Otaviano Pereira como a interiorização da prática, contemplação da ação prática. Pautado no conceito do referido autor, buscou-se investigar qual o conceito de teoria na percepção das acadêmicas do curso de Pedagogia, a fim de identificar nos depoimentos das mesmas, indícios que retratem qual a relação teoria/prática entendida. Assim, procura-se identificar nos depoimentos das acadêmicas qual é o entendimento de teoria que elas apresentam e se o mesmo indica a compreensão da unidade da relação teoria e prática, aspecto que possibilitará a práxis. O que se identificou com a investigação foi que em determinado momento do curso as acadêmicas compreendem a teoria separada da prática. Como resultado da investigação percebeu-se que somente um pequeno grupo de acadêmicas demonstraram compreensão do referido conceito, pois retratam em seus discursos o movimento dialético na fundamentação teórico/prática.
Palavras-chave : Formação de Professores; Teoria; Prática.