SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número02Formação inicial e a manifestação dos acadêmicos sobre a relação teoria práticaEducação, pobreza e emprego: uma análise a partir das categorias escolaridade, gênero e cor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

PEREIRA, Clarice Simão  e  URT, Sônia da Cunha. “Aprender para quê?” Uma análise da aprendizagem na educação escolar atual. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.02, pp.667-686. ISSN 0102-5473.

O propósito deste artigo é analisar a função da aprendizagem na educação escolar. Apresenta-se o recorte de uma entrevista de Ruben Alves, intitulada “Aprender para quê?”, e discute- se alguns aspectos principais da exposição do autor. O texto expõe que a educação escolar vem sendo menosprezada, com acentuado esvaziamento de conteúdo e redução do papel do professor a mero facilitador do processo de ensino e aprendizagem. A partir das questões levantadas, buscou-se fazer o contraponto, e conduzindo a análise por meio de interlocuções com outros autores, que defendem a educação escolar como lócus fundamental na formação humana, responsável pela socialização do conhecimento científico, artístico e filosófico, acumulado historicamente. Nesta direção, compreende-se que a aprendizagem está estritamente vinculada ao desenvolvimento humano, e pode se constituir em instrumento de luta e transformação.

Palavras-chave : Aprendizagem; Educação Escolar; Formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )