SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue02“Aprender para quê?” Uma análise da aprendizagem na educação escolar atualDocência inovadora na universidade: percursos e princípios organizadores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

OLIVEIRA, Ramon de. Educação, pobreza e emprego: uma análise a partir das categorias escolaridade, gênero e cor. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.02, pp.687-719. ISSN 0102-5473.

A partir da crítica aos pressupostos da Teoria do Capital Humano, objetiva-se mostrar que as variáveis sexo, cor e escolaridade têm pesos diferentes na definição da entrada e permanência dos trabalhadores no mercado de trabalho, bem como têm repercussão direta nas condições da ocupação, quando são levados em conta o salário e os direitos trabalhistas. Analisando-se informações do mercado de trabalho, conclui-se que a desigualdade estabelecida no trato de negros e mulheres inibe a influência dos ganhos que possam ser decorrentes do aumento de escolarização, principalmente entre as mulheres negras e que, por conseguinte, a articulação direta entre escolarização e diminuição do quadro de pobreza não encontra sustentação empírica.

Keywords : Pobreza; Educação; Mercado de Trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )