SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número02Educação, pobreza e emprego: uma análise a partir das categorias escolaridade, gênero e cor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

TAUCHEN, Gionara  y  BORGES, Daniele Simões. Docência inovadora na universidade: percursos e princípios organizadores. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.02, pp.721-751. ISSN 0102-5473.

O presente artigo discute as experiências, as possibilidades e os princípios de inovação no ensino universitário. Para tanto, investiga-se a compreensão a respeito das inovações e das práticas de ensino de seis professores atuantes nos cursos de licenciatura da área de Ciências da Natureza (Ciências Biológicas e Física) e de Pedagogia de uma universidade do sul do estado do Rio Grande do Sul, por meio da metodologia de investigação narrativa. Tal estratégia foi escolhida porque objetiva, em suas bases, o entendimento da ação docente. A partir das análises, o estudo aponta que a possibilidade de um ensino inovador inicia pelas inovações no ensino. As narrativas revelam um esforço para a mudança do ensino universitário, manifestando emergências que subsidiaram a criação de quatro princípios de um ensino inovador: a interação e religação, o planejamento, a ação estratégica e a auto-hetero-avaliação.

Palabras clave : Educação para a Inovação; Docência; Complexidade.

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )