SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número03La obesidad en la resignificación de identidades infantiles indígenas en edad escolar en México: el caso de los pueblos Mazahua y OtomíAlemanha perdida? Escolarização de crianças em colônias de imigrantes alemães no sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

REMORINI, Carolina. Estudios etnográficos sobre el desarrollo infantil en comunidades indígenas de América Latina: contribuciones, omisiones y desafíos. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.03, pp.811-840. ISSN 0102-5473.

Nas últimas décadas houve um progresso substancial no estudo do Desenvolvimento Infantil Precoce (DIP) a partir de perspectivas interdisciplinares e interculturais. Vários autores reconhecem a contribuição da antropologia ao debate sobre a primeira infância, em diálogo com a psicologia, as neurociências, a educação e a medicina. Estes estudos sublinham a importância dos contextos ecológicos no que se refere ao crescimento físico, às trajetórias de desenvolvimento e aos efeitos sobre a saúde a médio e longo prazo. A Antropologia enfatiza a noção de que o desenvolvimento das crianças depende das interações que estes entabulam com seu entorno imediato e as atividades em que participam. A importância dada ao ambiente desde uma perspectiva ecológica reconhece o valor heurístico dos estudos etnográfi cos. Neste trabalho, são caracterizados, em primeiro lugar, alguns eixos e modos de abordagem que se destacam na produção etnográfi ca sobre infância e desenvolvimento infantil na América Latina, especialmente em relação às comunidades indígenas. Em segundo lugar, analisam-se e discutemse as possibilidades de interface entre a etnografi a e as disciplinas que tradicionalmente têm se ocupado do desenvolvimento infantil, e refl ete-se sobre suas contribuições em termos metodológicos para a compreensão de um processo de caráter multidimensional, evitando os reducionismos próprios de cada olhar disciplinar. Em relação a isso, são discutidos os desafi os que a etnografi a apresenta no contexto da investigação inter e transdisciplinar do Desenvolvimento Infantil Precoce. Para concluir, refl ete-se sobre a necessidade de recuperar o DIP como objeto de estudo etnográfi co como ocorreu nos primórdios dessa disciplina.

Palavras-chave : Desenvolvimento Infantil; Etnografia; América Latina.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )