SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número03La Escuela y la Frontera: procesos de identificación nacional de los niños en la frontera entre Argentina y BoliviaTrinta anos de construção identitária Sem Terra no Espírito Santo: explorando um Projeto Político-Pedagógico de vanguarda contra o neoliberalismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

COUTO, Edvaldo Souza. A infância e o brincar na cultura digital. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.03, pp.897-916. ISSN 0102-5473.

A partir de estudos que discutem a cibercultura, a infância e o brincar na cultura digital, esse artigo refletirá sobre a cultura lúdica infantil na era das conexões. O caminho percorrido foi buscar pistas das características mais marcantes da cibercultura para, em seguida, observá-las na cultura lúdica infantil. O argumento principal é o de que as crianças que fazem parte da chamada Geração Net, que nasceram inseridas no contexto das tecnologias de informação e comunicação, participam ativamente do mundo digital, vivem, sobretudo por meio das tecnologias móveis, a conectividade. Nesse contexto, tocar em telas e brincar são modos especiais de construir subjetividades e existências, de viver e produzir a cultura infantil. O artigo conclui que o toque nas mais diversas telas, muitas delas na palma da mão, traduzem muito do que é o brincar e o lúdico na atualidade. Tocar em telas digitais é o mais expressivo modo lúdico que as crianças encontram para elaborar a vida por meio de alegrias e prazeres privados e coletivos nos domínios da rede.

Palavras-chave : Infância; Ludicidade; Cultura Digital.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )