SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número03Trinta anos de construção identitária Sem Terra no Espírito Santo: explorando um Projeto Político-Pedagógico de vanguarda contra o neoliberalismoMonitoria e avaliação formativa em nível universitário: desafios e conquistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

RINALDI, Renata Portela. Programa online de formação de formadores: uma experiência envolvendo a parceria Universidade-Escola. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.03, pp.941-971. ISSN 0102-5473.

Este artigo, delineado como uma investigação pautada na pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, busca analisar dados de uma experiência de parceria entre uma universidade e escolas públicas com o objetivo de formar professores que estão em exercício na educação infantil e/ou anos iniciais da educação básica para atuar como formadores de futuros professores, neste caso, estudantes de um curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância. Apontou-se nos primeiros resultados da pesquisa os impactos positivos na vida pessoal e profissional dos formadores em exercício na escola, assim como nas aprendizagens profissionais das pesquisadoras da universidade, especialmente pelo fato da iniciativa ter sido desenvolvida na modalidade a distância. Percebeu-se que desafios também foram enfrentados no desenvolvimento da proposta, mas os resultados  indicaram que a experiência tem sido extremamente rica e desafiadora, demonstrando ser o trabalho colaborativo e o diálogo elementos centrais para o estabelecimento de parcerias entre a universidade e a escola, bem como a articulação dos profissionais da universidade para desenvolvimento de ações mais contextualizadas e significativas na formação inicial de professores.

Palavras-chave : Formação de Professores; Desenvolvimento Profissional; Educação a Distância.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )