SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número03Programa online de formação de formadores: uma experiência envolvendo a parceria Universidade-EscolaConhecer não é representar: reflexões sobre a representação na Educação Ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

GARCIA, Luciane Terra dos Santos; SILVA FILHO, Luiz Gomes da  e  SILVA, Maria Verônica Gomes da. Monitoria e avaliação formativa em nível universitário: desafios e conquistas. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.03, pp.973-1003. ISSN 0102-5473.

Este artigo analisa uma experiência de ensino desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte pela equipe de monitoria da disciplina Organização da Educação Brasileira. Esta disciplina é oferecida aos estudantes dos cursos de licenciatura e as análises das experiências vivenciadas em sala de aula pela equipe mostraram que, em alguns casos, os futuros professores não valorizavam as disciplinas de formação docente. Assim, a equipe desenvolveu uma pesquisa-ação com o objetivo prático de implementar na turma uma proposta de avaliação formativa, cujo intuito foi o de envolver o educando no processo de ensino-aprendizagem e discutir a importância do trabalho docente. O objetivo teórico consiste em analisar as concepções dos licenciandos acerca da sua profissão e do trabalho pedagógico do qual participaram. Como procedimentos de pesquisa, foram aplicados questionários aos estudantes para conhecer suas concepções a respeito da sua futura profissão, bem como analisados os registros feitos por eles em um caderno referente ao trabalho que estava sendo efetivado em cada aula. A vivência da avaliação formativa colaborou para conscientizar os educandos em relação à corresponsabilidade dos envolvidos no processo de ensino aprendizagem e, na concepção destes, tornar o ensino superior “mais humanizado”. O atual processo de proletarização docente dificulta a identificação do licenciando com sua profissão, e as representações que constroem a respeito da profissão carregam valores e concepções construídas há muito tempo, o que demonstra a importância de discutir o trabalho docente nos cursos especificamente de formação.

Palavras-chave : Monitoria; Avaliação Formativa; Pesquisa-Ação.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )