SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número03Conhecer não é representar: reflexões sobre a representação na Educação AmbientalO (des)governo na expansão da educação superior brasileira: da inoperância do Estado à supremacia da lógica do mercado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

PESSANHA, Eurize Caldas  e  SILVA, Fabiany de Cassia Tavares. História de uma Instituição Escolar: democratização ou elitização do ensino secundário (1939-1971)?. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.03, pp.1021-1041. ISSN 0102-5473.

Este artigo resulta de pesquisa inserida no campo da história das instituições, com foco na reescrita da história do ensino secundário. Nesse contexto, busca-se compreender o processo histórico de implantação e consolidação do ensino secundário em uma instituição escolar do sul do estado de Mato Grosso, no período de 1939 a 1971. Período esse determinado pelo início do funcionamento e pela Lei nº 5692, de 1971, que alterou a organização do ensino primário e do secundário, eliminando o ginásio. Para tanto, a operação metodológica alia dados de pesquisa bibliográfica relativa à temática, ensino secundário, a partir da seleção e análise de livros, capítulos de livros, artigos, dissertações e teses. Essas últimas, localizadas pelo objeto de estudo a que se dedicaram, isto é, a instituição de que trata este texto. Acresce-se a esse exercício, dados de pesquisa documental para a qual foram selecionados como fontes os documentos localizados no arquivo escolar do Colégio Campograndense: Atas da Congregação; Livros de atas; Livros de inscrição de exames de admissão à 1ª série do Curso Ginasial; Livros de matrícula; Livro de registro de professores. Em conclusão, aponta-se que a história dessa instituição indica que a “democratização” dos ginásios contribuiu para ascensão social das classes médias urbanas escolarizadas que, ao se apropriarem desse “luxo”, habilitaram-se a se inserir nos grupos dirigentes.

Palavras-chave : Instituições Escolares; Ensino Secundário; Democratização do Ensino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )