SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número03Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: adaptações para a acessibilidadeCasos controversos sob o enfoque de um paradigma indiciário: o ensino de ciências no horizonte formativo da cidadania ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

RUZA, Fábio Machado; SILVA, Santuza Amorim da  e  PADUA, Karla Cunha. A identidade no e pelo trabalho: elementos constituintes das identidades profissionais dos professores da FaE/CBH/UEMG. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.03, pp.1099-1129. ISSN 0102-5473.

Neste artigo é apresentada uma síntese de parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, que teve como objetivo analisar os elementos constituintes do processo de construção das identidades profissionais do professor universitário, a partir do estudo de caso de uma instituição educacional de nível superior, a saber, a FaE/CBH/UEMG. Nesta análise foram considerados aspectos da trajetória profissional, da atuação prática nas atividades que compõem o trabalho docente, e de como esse processo constitutivo se inscreve no ambiente institucional da universidade. Para isso, realizou-se uma revisão teórico-bibliográfica, consultaram-se leis acerca do tema, aplicaram-se questionários e foram feitas entrevistas na modalidade narrativa. No momento da análise, foram triangulados os dados da entrevista com as demais fontes de evidências Entre os principais resultados encontrados, destaca-se que a identidade profissional é construída levando-se em conta uma trajetória profissional, que, por sua vez, constitui-se de elementos individuais e coletivos. A pesquisa apontou também que essa identidade é caracterizada, ainda, por uma multiplicidade de elementos, tais como o tipo de carreira profissional desenvolvida pelo docente e sua relação com as atividades profissionais do magistério superior, os quais contribuem para que a construção das identidades profissionais sejam múltiplas e heterogêneas.

Palavras-chave : Professor Universitário; Identidade Profissional; Prática Docente.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )