SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número03A identidade no e pelo trabalho: elementos constituintes das identidades profissionais dos professores da FaE/CBH/UEMG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira  e  BAROLLI, Elisabeth. Casos controversos sob o enfoque de um paradigma indiciário: o ensino de ciências no horizonte formativo da cidadania ambiental. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.03, pp.1131-1156. ISSN 0102-5473.

Neste artigo, será apresentada uma crítica aos modelos epistemológicos e pedagógicos dominantes no ensino de ciências e uma perspectiva sobre o uso de casos controversos que leva em conta expectativas de formação para a cidadania socioambiental. O argumento central é que casos podem contribuir para a compreensão de questões ambientais na escola a partir de uma postura investigativa que tem suas raízes em um modelo epistemológico das ciências humanas, que pode ser designado por “paradigma indiciário”. Para isso, busca-se problematizar nossas formas de produzir conhecimentos escolares nas áreas das ciências e oferecer uma fundamentação teórica e metodológica para o uso de casos controversos na educação escolar, destacando suas contribuições para a educação ambiental. Conclui-se o artigo sustentando que, para além de conhecer argumentos técnicos e científicos sobre controvérsias ambientais, uma metodologia de ensino fundamentada em casos controversos contribuiria para desvelar aquilo que não está absolutamente explícito nesses argumentos como: o caráter social e político da ciência e da tecnologia e a nossa implicação na história e no ambiente como sujeitos morais.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Educação Ambiental; Casos Controversos.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )