SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Literacy processes in young people and adults: convergence of institutions and actors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

DIONISIO, Maria de Lourdes. Educação de adultos: novas oportunidades de literacia. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.1, pp.21-37. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p21.

Numa sociedade quase totalmente estruturada sobre textos escritos, as práticas de literacia com que os indivíduos têm de se envolver diariamente são diferentes ordens e complexidades. A crença de que a participação no mundo da escrita depende apenas do domínio de habilidades específicas de compreensão (principalmente) e de produção de textos tem vindo a ser teórica e empiricamente desconstruída, particularmente no contexto do que tem vindo a ser chamado Novos Estudos de Literacia, que advogam a literacia como um conjunto de práticas sociais, histórica e culturalmente situadas, onde têm lugar eventos mediados por textos. Esta mesma perspectiva coloca sob escrutínio o que conta como literacia e, ao fazê-lo, a relação entre literacias institucionais ou dominantes e as pessoais ou vernáculas. Dessa forma, neste texto apresentamos alguns resultados de um estudo realizado junto de adultos que frequentaram processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), cujo principal objetivo foi compreender de que modo este processo educacional contribui para a transformação de identidades letradas. Os dados foram obtidos por questionário junto de 113 adultos, por recolha de documentos, e por entrevista. Da análise e cruzamento da informação obtida pode-se concluir o alargamento dos repertórios de práticas de literacia, por parte destes adultos tidos como "iletrados", mas também de outras transformações nas suas identidades letradas, nomeadamente os seus 'novos' posicionamentos face às suas práticas vernáculas.

Keywords : Educação de Adultos; Novas Oportunidades; Letramento..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )