SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Adult education: new opportunities for literacyLiteracy in Youth and Adult Education: what do practice teaching field diaries of the graduate course of pedagogy reveal? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

LORENZATTI, Maria del Carmen. Procesos de literacidad en jóvenes y adultos: convergencia de instituciones y sujetos. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.1, pp.39-62. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p39.

No presente artigo, analisam-se práticas de letramento realizadas por uma mulher sem escolaridade. A partir da perspectiva dos novos estudos de letramento, argumenta-se que essas práticas são parte de processos sociais mais amplos onde se entrelaçam conhecimentos dos sujeitos sobre a cultura escrita, demandas que as instituições realizam em relação à leitura, escrita e às relações de poder. Trata-se de um estudo socioantropológico, de corte etnográfico, que tem interesse, em especial, em desvelar as diversas dimensões das relações que existem entre os distintos contextos locais e globais, com o intuito de demonstrar que as práticas de letramento não podem ser consideradas de maneira abstrata, dissociadas de suas condições sociais, isto é, históricas, políticas, econômicas e culturais. Este estudo procura aportar conhecimentos para repensar a prática docente no campo da educação de jovens e adultos.

Keywords : Letramento; Prática Social; Adultos sem Escolaridade..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )