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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

LORENZATTI, Maria del Carmen. Procesos de literacidad en jóvenes y adultos: convergencia de instituciones y sujetos. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.1, pp.39-62. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p39.

No presente artigo, analisam-se práticas de letramento realizadas por uma mulher sem escolaridade. A partir da perspectiva dos novos estudos de letramento, argumenta-se que essas práticas são parte de processos sociais mais amplos onde se entrelaçam conhecimentos dos sujeitos sobre a cultura escrita, demandas que as instituições realizam em relação à leitura, escrita e às relações de poder. Trata-se de um estudo socioantropológico, de corte etnográfico, que tem interesse, em especial, em desvelar as diversas dimensões das relações que existem entre os distintos contextos locais e globais, com o intuito de demonstrar que as práticas de letramento não podem ser consideradas de maneira abstrata, dissociadas de suas condições sociais, isto é, históricas, políticas, econômicas e culturais. Este estudo procura aportar conhecimentos para repensar a prática docente no campo da educação de jovens e adultos.

Palavras-chave : Letramento; Prática Social; Adultos sem Escolaridade..

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