SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Literacy processes in young people and adults: convergence of institutions and actorsReading in youth and adult education and reader development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

HARACEMIV, Sonia Maria Chaves  and  BRANCO, Veronica. Letramento na EJA: o que revelam os diários de campo das práticas de docência do Curso de Pedagogia?. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.1, pp.63-92. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p63.

Este artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa das práticas de letramento observadas, diagnosticadas e registradas nos Diários de Campo pelos licenciandos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná das salas de aulas multisseriadas, Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas escolas da rede municipal de Curitiba. Trata-se de um estudo qualitativo com orientações de pesquisa-ação, no qual vem sendo investigada a relação entre a concepção teórica de letramento dos acadêmicos e a concepção prática vivida nas salas de aula de na disciplina de Prática de Docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesta pesquisa, os registros analisados indicam a necessidade de que os professores regentes de EJA e estagiários conheçam as práticas de letramento nas quais seus alunos se inserem, organizando a prática pedagógica interventiva, de forma que o letramento na EJA parta do letramento das relações sociais, com possibilidades de ampliação da participação e emancipação do jovem e adulto, pela compreensão das dimensões contextuais do mundo em que vive, sendo que o falar e o escrever sejam significativos para os sujeitos que as realizam.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Prática de Docência; Letramento..

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )