SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Processos de letramento em jovens e adultos: convergências de instituições e sujeitosLectura en Educación de Jóvenes y Adultos y formación de lectores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

HARACEMIV, Sonia Maria Chaves  y  BRANCO, Veronica. Letramento na EJA: o que revelam os diários de campo das práticas de docência do Curso de Pedagogia?. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.1, pp.63-92. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p63.

Este artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa das práticas de letramento observadas, diagnosticadas e registradas nos Diários de Campo pelos licenciandos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná das salas de aulas multisseriadas, Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas escolas da rede municipal de Curitiba. Trata-se de um estudo qualitativo com orientações de pesquisa-ação, no qual vem sendo investigada a relação entre a concepção teórica de letramento dos acadêmicos e a concepção prática vivida nas salas de aula de na disciplina de Prática de Docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesta pesquisa, os registros analisados indicam a necessidade de que os professores regentes de EJA e estagiários conheçam as práticas de letramento nas quais seus alunos se inserem, organizando a prática pedagógica interventiva, de forma que o letramento na EJA parta do letramento das relações sociais, com possibilidades de ampliação da participação e emancipação do jovem e adulto, pela compreensão das dimensões contextuais do mundo em que vive, sendo que o falar e o escrever sejam significativos para os sujeitos que as realizam.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Prática de Docência; Letramento..

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )