SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Leitura na Educação de Jovens e Adultos e a formação de leitoresA Educação de Jovens e Adultos no Espaço Prisional: sentidos da escolarização para mulheres em privação de liberdade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

JULIAO, Elionaldo Fernandes  e  PAIVA, Jane. A leitura no espaço carcerário. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.1, pp.111-128. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p111.

A leitura no Brasil tem sido objeto de estudos e de controvérsias. Levando em consideração as diversas questões que envolvem a discussão do tema no país, o artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a política de leitura implementada no sistema penitenciário nacional. Nesse contexto, o incentivo à leitura tem sido considerado pelo poder público, assim como a educação escolar, como um dos meios alternativos para a socialização do preso. Dessa forma, este artigo, em síntese, apresenta questões e reflexões sobre o papel e os significados que a leitura pode assumir no sistema penitenciário e procurará analisar os principais encaminhamentos políticos na área da leitura voltados ao cárcere, destacando, entre outros, fontes legais, projetos e perspectivas político-pedagógicas no contexto atual.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Restrição e Privação de Liberdade; Políticas de Leitura..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )